Recentemente, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) foram premiados durante o evento Temple Grandin no Brasil, realizado entre 17 e 19 de julho no Teatro Gamaro, em São Paulo.
O prêmio Temple Grandin de Bem-estar Animal é uma homenagem à renomada etologista, zoóloga e professora, Temple Grandin. Autista desde a infância, ela desenvolveu uma grande capacidade de observação, permitindo um olhar mais atento ao comportamento e bem-estar dos animais, especialmente aqueles destinados à produção pecuária. Sua dedicação na melhoria da qualidade de vida dessas espécies são reconhecidas internacionalmente.
O evento recebeu cerca de 800 pessoas, entre elas, o professor Iran José Oliveira da Silva, coordenador do Nupea, que palestrou sobre o “Bem-estar na produção de frangos de corte: dentro e fora da porteira”. Com o apoio da empresa de alimentos, JBS, Tortuga (DSM) e Boehringer Ingelhein, dez trabalhos apresentados no certame foram selecionados e receberam prêmios.
Os pesquisadores Aérica Cirqueira Nazareno (Pós-doutoranda) e Ana Carolina Donofre, junto com os mestrandos Miguel Machado e Sérgio de Castro Junior, todos orientados do professor Iran Oliveira, tiveram dois trabalhos premiados durante o evento. Intitulados “Comportamento de pintos expostos à estimulação sonora durante o desenvolvimento embrionário” e “Efeito do enriquecimento ambiental na biomecânica óssea de frangos de corte”, receberam a premiação inovação tecnológica em bem-estar animal, prêmio entregue em mãos pela Dra. Temple Grandin na solenidade de encerramento.
Os trabalhos foram desenvolvidos com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo) junto ao Programa de Pós-graduação de Engenharia de Sistemas Agrícolas, vinculado ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.