A moção de apelo 02/2018 da vereadora Coronel Adriana — que pede o benefício da meia-entrada em eventos culturais a policiais militares e civis do Estado — foi aprovada nesta quinta-feira (09), em Piracicaba. A aprovação deu-se durante a 42ª reunião ordinária.
Agora, a moção segue ao governador do Estado de São Paulo, Márcio França, para que seja alterado o inciso 1º da lei 10.858, de 31 de agosto de 2001. De acordo com o inciso, o benefício da meia-entrada em eventos de lazer e entretenimento é válido apenas a professores da rede pública estadual.
No texto, a vereadora Coronel Adriana considera a profissão policial uma das mais estressantes. Para essa confirmação, basta que olhemos, diariamente, o número de ocorrências de homicídios que vitimam esse grupo de servidores. “Tal medida é justa e se impõe em razão da necessidade de colaborar para a preservação da higidez mental dos policiais por meio do incentivo a prática de atividades de lazer e de cultura”, comentou a vereadora.
Homenagem da Câmara
A Câmara de Vereadores de Piracicaba também aprovou nesta segunda-feira (06), a moção de aplausos 97/2018 em homenagem aos integrantes da Polícia Civil (Dise, DIG e GOE) e da Polícia Militar (canil do 10º Batalhão) que participaram de uma operação que resultou na prisão de oito traficantes no distrito de Anhumas.
De acordo com apurações do Jornal PIRANOT, a operação foi batizada de “Além da Cerca” e ocorreu no dia 25 de julho, em Anhumas, área rural do município. “Começamos essa investigação há dois meses”, comentou o delegado Demetrios Gondim Coelho, em coletiva de imprensa na manhã daquele dia. “Algumas pessoas do bairro estavam reclamando dessa movimentação de drogas, pois estava perturbando o ambiente por lá. Foi aí que demos início à investigação, monitorando-os diariamente”.
O delegado contou que como o local é afastado da cidade e possui um patrulhamento menos frequente, acabou se tornando um ambiente propício para crimes dessa natureza. “A informação que a gente tem é que a distribuição [das drogas] ocorria apenas ali”, comentou o delegado. “As pessoas iam até lá e compravam drogas nos pontos de tráfico do bairro. Nós ainda não temos informação se as drogas eram trazidas para Piracicaba”.
O relatório da investigação diz ainda que todos os criminosos pertenciam à mesma quadrilha. “As equipes foram até os locais indicados (seis residências), e em todas elas foram encontrados apetrechos de drogas. Oito pessoas foram presas, entre elas uma mulher e um adolescente. Como todos moravam no bairro, eles se comunicavam facilmente e distribuíam as drogas com ainda mais facilidade”. Dos oito indivíduos detidos, apenas um não possuía passagem.
A operação apreendeu ao todo 05 tijolos de maconha, 03 tijolos pequenos de maconha, 20 pedaços médios de maconha, 158 porções de maconha, dois sacos com maconha esfarelada, três sacos pequenos de cocaína a granel, 317 porções de cocaína, 189 porções de crack, duas balanças de precisão, R$ 551 reais em notas diversas, uma espingarda calibre 32, cinco cartuchos íntegros do mesmo calibre, um pote azul com chumbo para recarga artesanal de munições, faca e material para embalo da droga.