A equipe do Zoológico Municipal criou um concurso para a escolha do nome do tigre siberiano que chegou recentemente à Piracicaba vindo do Zoológico de Americana. A população pode participar escolhendo entre os três nomes disponíveis: Raj, Ragnar e Sidarta. Basta ir até o Zoológico da cidade e depositar na urna a sua votação.
O felino, tem seis anos e pesa 250kg, nasceu em cativeiro no Zoo de origem e ocupa o recinto que antes era de Léo, leão que veio da Bahia e morreu aos 15 anos, em julho do ano passado. O espaço foi adaptado e revitalizado para acomodar o tigre com conforto e segurança.
De acordo com o diretor do Zoológico de Piracicaba, o veterinário Thiago Vilalta, os tigres siberianos, diferente dos leões, são animais extremamente territorialistas, de hábitos solitários, o que os leva a viver isolados, desacompanhados até mesmo de animais da mesma espécie. “Em Americana ele vivia no mesmo zoológico que o pai. Apesar disso, nunca se encontravam, justamente pelo risco que ofereciam mutuamente. Enquanto um estava em exposição, outro ficava no reservado e a troca de espaços era feita diariamente”, explicou.
Esse fato resultou no encontro de interesses entre os responsáveis pelos zoológicos das duas cidades, priorizando o bem estar dos animais e com o objetivo de minimizar o estresse gerado pelo manejo ao qual pai e filho eram submetidos em Americana.






