A vereadora Coronel Adriana, por meio da moção de apelo 115/2018, pediu a urgência de votação no projeto de lei 5316/2016, que define grupos prioritários em campanhas de vacinação. A propositura foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (20).
Encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a moção pede a inclusão de profissionais de segurança pública e argumenta que a lei federal 6259, que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, não estabelece normas para definição dos grupos prioritários em campanhas de vacinação.
“Os profissionais de segurança trabalham diretamente com a população e em locais com aglomeração de pessoas, o que aumenta o risco de doenças. Além disso, pode contribuir para a diminuição de efetivos disponíveis para o serviço policial”, ressaltou Adriana.
Ela pede que uma cópia da moção seja encaminhada ao secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública, Magino Alves Barbosa Filho.
Durante a reunião camarária, a vereadora fez o uso da tribuna da Câmara para justificar o seu voto. “É de suma importância para os agentes de segurança pública. Os agentes de segurança pública ficam confinados nos presídios, com uma série de doenças circulando. Os policiais militares entram em rios poluídos, em locais de tráfigo de drogas, nos ambientes mais insalubres”, comentou.






