
O Sesc Piracicaba inaugura a 14ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, sob o título “Daquilo que Escapa”, com curadoria de Armando Queiroz, Juliana Okuda e Ricardo Resende. Os interessados podem visitar o evento até o dia 25 de novembro. A entrada é gratuita.
Composta por bordados, desenhos, esculturas, gravuras, pinturas, vídeos, entre outras técnicas, produzidas por 120
artistas (107 selecionados e 14 convidados), de 21 estados do país, a Bienal se reafirma como maior evento de arte naïf do país, destacando peças que simbolizam não apenas a infinidade de relações do homem com a fauna, a flora, com o sagrado e o religioso, mas também o caráter transgressor e insubordinado do artista naïf, sua visão crítica, engajamento e resistência.
Dentre os 107 selecionados, 4 artistas recebem o prêmio “Destaque-Aquisição” – seus trabalhos passam a integrar o
Acervo Sesc de Arte Brasileira -, 5 são premiados na categoria “Incentivo”, além de 4 “Menções Especiais”, sendo o júri de Premiação composto por Armando Queiroz, Fabiana Delboni e Moacir dos Anjos.

A BIENAL NAÏFS DO BRASIL
Originada das mostras anuais realizadas pelo Sesc Piracicaba de 1986 a 1991, a Bienal teve sua primeira edição em 1992 na mesma cidade. Desde então, consolidou-se como uma referência para aqueles que possuem algum vínculo com sua proposta, voltada para as expressões artísticas de caráter popular, autodidata e espontâneo.
Atualmente, a seleção dos artistas participantes ocorre via edital aberto, bem como por convite, a partir da formação de uma comissão composta por curadores, artistas e pesquisadores. Seus principais objetivos são incentivar a produção artística popular e oferecer espaço para sua apreciação, além de estimular o pensamento crítico a seu respeito.
“Naïf” é um termo de origem francesa, derivado do latim nativus. Sugere algo natural, ingênuo, espontâneo, tendo sido utilizado originalmente no campo das artes para descrever a pintura e as propostas do artista modernista francês Henri Rousseau (1844-1910).
A adoção do termo pela Bienal, no plural e desvinculado da palavra “arte”, evidencia seu foco no artista e em suas manifestações diversas e múltiplas, deixando em aberto os possíveis significados e características do que é ser naïf.
Serviço
Evento: 14ª Bienal Naïfs do Brasil – “Daquilo que Escapa”
Período: 18 de agosto a 25 de novembro de 2018
Local: Sesc Piracicaba – www.sescsp.org.br/piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba
Horários: Terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30 | Sábado e domingo, das 9h30 às 18h
Telefones para informações: (19) 3437-9286 / 0800 771 6243
Visitação gratuita











