
Na manhã desta quinta-feira (23), foi criada em Piracicaba a Assomarc (Associação das Empresas de Móveis, Marcenarias, Urnas e Artefatos de Madeira de Piracicaba e Região). A criação de um órgão nesse setor era uma ideia que vinha sendo debatida desde o final do primeiro semestre.
O acordo foi oficializado em reunião no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) e contou com participação de empresários de Piracicaba e região, além do gerente regional do Ministério do Trabalho, Antenor Varola.
Agora, as próximas etapas serão de eleger nomes para compor a primeira diretoria da Associação. A posse e definição de cargos será anunciada já nos próximos dias.
“Com certeza, a criação desta associação ajudará a organizar o setor, pois ele sofre com diversos problemas, principalmente com a concorrência desleal, uma vez que há quem trabalhe nesse segmento desrespeitando a legislação trabalhista, deixando trabalhador sem registro em carteira, sem recolhimento da Previdência Social e não respeitando as normas de segurança”, conta Milton Costa, presidente da Sinticompi.
Com a criação da Assomarc para reger o setor, estima-se que cerca de 300 empresas e três mil trabalhadores se aderirão ao órgão.
O presidente da Sinticompi diz ainda que essa “associação vai fortalecer e organizar o setor, o que possibilitará também uma melhor valorização do trabalhador neste segmento”.






