Em breve, um terreno na Rua Luiz Pereira, que antes servia para descarte de entulho, vai virar uma horta comunitária para as comunidades dos bairros Jardim Oriente e Altos do Serra Verde. Os primeiros passos já foram dados, com o início da limpeza. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e membros da Associação de Moradores dos bairros beneficiados.
A iniciativa tem como objetivos evitar que áreas públicas sejam invadidas ou sejam alvo de descarte irregular de lixo, além de alimentar e gerar renda para famílias carentes.
A horta será cultivada no terreno ao lado da Escola Municipal Thales Castanho de Andrade, por membros das comunidades, liderados pela Associação de Moradores do Jardim Oriente e Altos do Serra Verde.
Antonio Brione Neto, presidente da associação, conta que o terreno estava sem uso e por isso decidiu contatar a Administração para a criação da horta. “O que a gente produzir aqui irá para as famílias dos dois bairros e também para a Escola Thales Castanho, além do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) e da creche”, explica Neto.
De acordo com o secretário Waldemar Gimenez, que está à frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), o terreno foi arado e gradeado. “Os próximos passos serão a execução dos canteiros e solicitação de esterco para início do plantio”, avisa. A Prefeitura também vai cercar o terreno.