
Atores teatrais da cidade e participantes do Coral Vozes se unem em um espetáculo primoroso, que conta de forma leve e bem-humorada detalhes dos costumes e da cultura “caipiracicabana”. A peça estreia nesta terça-feira (28), às 21h, no Teatro Erotides de Campos, em Piracicaba. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.
“Piracicaba que eu adoro tanto” é o título desta montagem que apresenta cinco cenas distintas sobre a cidade, o seu rio, a sua gente e a sua cultura. “É um espetáculo teatral musical que apresenta peculiaridades da atmosfera caipira já misturada ao ambiente metropolitano ganho pela cidade com o passar dos anos. Buscamos na interpretação e na musicalidade desses artistas registrar a paixão desse povo por sua terra”, ressalta o produtor cultural, Marcos Thadeus.
O diretor teatral, Carlos ABC, destaca as interferências poéticas do Coral Vozes, que executa com maestria, canções de expressão nacional, alusivas à Piracicaba, como “O Rio de Lágrimas”, “Piracicaba Que Eu Adoro Tanto” e “A Bandeira do Divino”. De acordo com ABC, a direção focou, principalmente, em cenas que preservam a tradição piracicabana, como a do corte da cana, do cotidiano piracicabano, da Festa do Divino Espírito Santo e da pescaria.
ABC lembra que este é o oitavo trabalho em que ele bebe das águas do Rio Piracicaba. “Com as obras teatrais que já dirigi sobre este rio já tive muito sucesso de público e de crítica. Também recebi prêmios, além de ter feito temporadas em São Paulo, excursões por todo o Brasil, Argentina e Itália. É, realmente, um privilégio voltar a tocar nesse tema tão encantador, que retrata a caipirice dos ribeirinhos do médio Tietê, agora sob a regência e os arranjos de Vinícius Novaes e esses competentes coralistas”, comemora.
Para o maestro do Coral Vozes, Vinícius Novaes, foi inspirador ter a oportunidade de escrever os arranjos para a montagem. Ele revela que a possibilidade de unir os coralistas com atores de teatro foi desafiador, pois era algo do qual não estavam habituados. “Poder falar sobre nossa terra, cantar nosso rio, nosso XV de Piracicaba, conhecido no mundo inteiro, e ainda “vestir” Piracicaba nos figurinos é motivo de muito orgulho. A concepção do espetáculo nos dá a certeza de que aqui é realmente um lugar onde todos que chegam, param e ficam”, finaliza.
Apresentações








