Reuniões da Câmara de Piracicaba começam a ser transmitidas em libras





Piracicaba
Foto: Fabrice Desmonts.

A Câmara de Vereadores de Piracicaba começou nesta segunda-feira (27) um de seus mais significativos trabalhos no que concerne à questão da acessibilidade: transmissões com apoio de um intérprete de libras, a Língua Brasileira de Sinais. Esse novo mecanismo já começou a vigorar à TV Câmara e à rede social Facebook.





Felipe Marchiori, diretor do departamento da TV Legislativa, frisa que os detalhes a serem acertados são pequenos; por ora, as preocupações estendem-se apenas aos ajustes estruturais da sala. “Está em fase de conclusão a adequação de uma sala no terceiro andar do prédio principal, onde o profissional atuará durante as reuniões”, comentou. “O objetivo é que o intérprete esteja em um ambiente adequado, sem interferências de ruídos, para que possa se concentrar na atividade da melhor forma possível”.

Assim que os ajustes forem concluídos, a TV Câmara adotará o sistema Picture-in-Picture (PiP), recurso que sobrepõe uma pequena janela nas transmissões, no canto inferior da tela. Haverá ainda um monitor com a imagem do intérprete posicionado no Plenário Francisco Antônio Coelho, para que pessoas surdas que estiverem na Casa possam acompanhar as sessões.

Libras

Considerada a segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais está prevista em lei. Ela possui todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe, entre outros elementos.

Mais de cinco milhões de pessoas utilizam a língua diariamente para comunicação aqui no Brasil.

TV Câmara

Criada em 03 de março de 1999, a TV Câmara pode ser sintonizada nos canais 60.4 em sinal digital, 8 da Net, 9 da Vivo ou por meio de seu site.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile