O vereador José Longatto ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na tarde desta segunda-feira (28), para anunciar que entrará com uma ação civil contra as cidades de Charqueada e Santa Gertrudes, além de representação contra a empresa Audax Empreendimentos (responsável pela construção do loteamento Altos do São Francisco), por despejo irregular de esgoto.
Em 10 de agosto, o Jornal PIRANOT noticiou que Longatto foi até Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, para conferir diversos pontos irregulares de lançamento de esgoto e materiais tóxicos. De acordo com ele, diversas empresas de cerâmicas lançam esses materiais em córregos e riachos durante a noite, causando contaminação e mortandade de peixes.
O vereador colheu parte do material lançado nas águas do ribeirão Santa Gertrudes, que desagua no rio Corumbataí — de onde Piracicaba capta a maior parte da água que abastece os piracicabanos. O material coletado foi enviado aos laboratórios da Bioagri, do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba) e da Águas da Mirante. “Infelizmente a descarga de esgoto é muito grande”, comentou o parlamentar durante a 47ª reunião ordinária de segunda.
“Se a Audax tivesse feito a doação por escrito daquela estação para o Semae, e, consequentemente, para a Águas do Mirante, a cidade de Piracicaba estaria cuidando daquela situação. O que acontece lá é um crime ambiental absurdo”, comentou.
Longatto citou ainda que o Semae fez um Boletim de Ocorrência contra a empresa responsável pelo empreendimento e pedirá que a Promotoria Pública também acompanhe o caso.
“Não podemos admitir que pequenos corpos d’água sejam poluídos ou contaminados, seja de esgoto ou produtos químicos”, disse.