Orquestra Sinfônica se apresenta neste sábado (01) em Piracicaba





Luiz Fernando Venturelli, 18 anos, é violoncelista e já ganhou seis prêmios no Brasil e no exterior. O jovem artista será solista da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) neste sábado (01/10), que tem ainda como convidado o maestro Edilson Ventureli, regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis.

Violoncelista Luiz Fernando Venturelli. Foto: Assessoria de imprensa OSP

As apresentações gratuitas são no Teatro do Engenho, às 17h30 e 20h. A distribuição de ingressos ocorrerá nos dias 29, 30 e 31, das 15h às 18h. A cota remanescente, se houver, será distribuída a quem estiver na fila de espera, antes dos concertos.

O programa traz “Zigeunerweisen, op.20”, obra de 1878 do espanhol Pablo de Sarasate, originalmente escrita para violino e orquestra e cuja transcrição para violoncelo é de Hans Jensen. Ela tem como base temas do povo cigano e os ritmos das csárdás húngaras. Do austríaco Joseph Haydn, a OSP interpreta “Concerto no.1 em dó maior para violoncelo e orquestra”, peça em três movimentos composta entre 1761 e 1765, e que contém referências ao espírito barroco. Composição de 1900 em quatro movimentos, a “Sinfonia no.1, op.8, em mi bemol maior” encerra a apresentação. A peça é de autoria do russo Reinhold Glière.





Embora tenham tocado juntos em outras ocasiões, esta é a primeira vez que Luiz Fernando e Edilson, tio e sobrinho, ocupam o mesmo palco como solista e regente, respectivamente. “A Sinfônica de Piracicaba é um instrumento de grande versatilidade e que, além de aliar repertório de qualidade, valoriza as novas revelações. Agora é a vez de o público conhecer o talento de Luiz Fernando Venturelli, que em pouco tempo de carreira se mostrou um virtuose do violoncelo”, explica o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba. Ele lembra que desde sua reestruturação, a OSP busca a inclusão de solistas jovens: entre 2015 e 2017, por exemplo, se apresentaram os pianistas Pablo Rossi e Cristian Budu e o violonista chinês Sihao He.





Sair da versão mobile