FIES: Como Conseguir o Financiamento Estudantil





O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é a única porta de entrada para muitos estudantes brasileiros que desejam fazer uma faculdade. Mesmo que você não seja estudante, já deve ter ouvido falar algo sobre este Programa do Governo. Vamos saber mais?

Este programa tem o objetivo de proporcionar a entrada de estudantes nos cursos de graduação que eles não teriam condições de pagar numa universidade particular.

No entanto, o FIES é diferente de um programa de bolsa de estudo tradicional, onde o aluno recebe a totalidade do curso de maneira gratuita ou precisa bancar uma determinada porcentagem da matrícula e das mensalidades.  No FIES, depois de concluir sua graduação, o aluno (recém-formado) deverá devolver a quantia emprestada.





O que é o FIES e quem pode participar deste Programa?

O FIES foi criado pelo Ministério da Educação, em 1999, para facilitar a entrada dos estudantes de baixa renda nas faculdades privadas. Para uma instituição de ensino poder participar do FIES é necessário que ela tenha uma avaliação positiva nos processos de avaliação realizados pelo MEC.

O FIES abre suas inscrições no início de cada semestre letivo para que os alunos interessados possam se cadastrar e concorrer a um contrato de financiamento estudantil.

Aqueles que forem selecionados passarão a contar com a ajuda do Governo Federal para o pagamento das mensalidades do seu curso.

No Programa FIES podem participar estudantes graduados e não-graduados de todo o Brasil, com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O candidato precisa ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com uma pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Os favorecidos com bolsas parciais do Prouni podem participar do FIES, podendo financiar o valor restante da mensalidade.

Como se inscrever no FIES?

A inscrição do FIES possui 4 etapas principais e devem ser obedecidas pelos candidatos à contratação.

Pré-seleção

Nesta fase, o candidato deve entrar no Sistema de Seleção do FIES e cadastrar o seu CPF, sua data de nascimento, uma senha e um endereço de e-mail válido e em uso.

Feito esta etapa, o candidato receberá um link em sua caixa de e-mail para a conformação do cadastro.

Depois de confirmado, o candidato deve preencher os demais campos do cadastro e selecionar o curso e a instituição de ensino desejados.

FIES Financiamento Estudantil

Inscrição no FIES

Depois de cadastrado, o candidato deve aguardar o resultado da pré-seleção ser divulgado no site oficial do FIES. Os candidatos que forem selecionados deverão se cadastrar no site do SisFIES. Lá deverão informar os dados para a contratação do FIES, como: as informações do fiador, de renda e de alguns documentos.

Validação das Informações

Depois de concluir sua inscrição no SisFIES, o candidato comparecer na instituição de ensino em que pretende estudar para validar as informações cadastradas no SisFIES, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Contratação do Financiamento

Na última etapa, o candidato deve se dirigir à agência do banco escolhido, com os documentos necessários, para formalizar a obtenção do financiamento estudantil.

Documentos necessários para contratar o FIES

Para contratar FIES no banco, o candidato precisa ter em mãos todos os documentos necessários: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e documento de regularidade de inscrição (DRI).

O candidato precisará de um(a) fiador(a). No momento da contratação, o(a) fiador(a) apresentar os seguintes documentos: CPF, documento de identificação com foto (RG, CNH), comprovante de residência, comprovante de rendimentos e, se for casado(a), certidão de casamento e documentos do cônjuge.

Como funciona o processo de seleção?

No momento de sua inscrição no FIES, o estudante pode escolher apenas uma única opção de curso. O sistema de cadastro do FIES, utilizando filtros de localidade, turno, instituição de ensino e curso, direciona o candidato para as vagas disponíveis e ele deve escolher uma delas.

É permitido que o candidato modifique o curso escolhido até o fim das inscrições, porque a nota de corte é calculada baseada entre a quantidade de vagas no curso e a nota do candidato no Enem. Portanto, no período de inscrição, as notas de corte dos cursos são atualizadas diariamente.

O FIES possui três etapas:

1ª) Durante o curso – no período em que o aluno está cursando a graduação, ele só precisa pagar o valor referente ao encargo operacional determinado no contrato. Outro pagamento que o aluno deve realizar durante o curso é valor total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento.

2ª) Período de Carência: até 2017, os alunos tinham um intervalo de até 18 meses de carência. Aa partir de 2018, o FIES não possui mais o Período de Carência para início do pagamento da dívida. Portanto, ao concluir seus estudos, o estudante entra na fase de Amortização.

3ª) Período de amortização: se o recém-formado estiver empregado ou abra seu próprio negócio depois de se formar, as mensalidades serão descontadas na folha de pagamento ou na conta bancária da empresa aberta.

Se o estudante não tiver renda, o financiamento deverá ser pago por mensalidades com valor equivalente ao pagamento mínimo.

Os pagamentos devem ser realizados diretamente para as instituições em que os serviços foram contratados.





Sair da versão mobile