Sete morcegos foram diagnosticados com raiva neste ano em Piracicaba (SP). Jardim Europa, Vila Rezende, Javary I, Caxambu, Castelinho, Centro e Jardim Monumento são os bairros onde eles foram encontrados. Do total, apenas um frugívoro e os demais, insetívoros. Ao todo, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu e encaminhou 190 animais ao CCZ de São Paulo para análise.
Em 2017, outros oito morcegos foram diagnosticados com a doença, recolhidos nos bairros Parque Orlanda, Glebas Califórnia, Vila Fátima, Algodoal, Bairro Alto, Jupiá e Centro. De acordo com o médico veterinário do CCZ, Paulo Lara, é importante observar que os morcegos doentes não estavam restritos a uma região específica, mas espalhados por toda a cidade. “O que exige cuidado especial com os animais domésticos, para que sejam imunizados contra a doença”, disse o veterinário.
A orientação, portanto, é que cães e gatos que tiveram contato com morcegos devem ser vacinados imediatamente. No canil do CCZ, localizado na Rua dos Mandis, s/nº, bairro Jupiá, a vacina é gratuita e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e aos sábados, das 8h30 às 10h30 e das 12h às 14h30.
Neste ano, a campanha de vacinação antirrábica na área urbana acontecerá de 15 de setembro a 10 de novembro, e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 27 mil animais, entre cães e gatos. Serão 162 postos de vacinação, em nove sábados. De acordo com o CCZ, este ano serão 10 postos a mais em relação a 2017.