A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo chega ao fim nesta sexta-feira (14), em Piracicaba (SP). O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo havia prorrogado o prazo por conta da baixa adesão do município.
Até sexta, a Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que todas as unidades de saúde do município estarão vacinando. UBS (Unidade Básica de Saúde) e CRAB (Centro de Referência em Atenção Básica) atendem das 08h às 15 horas, enquanto que as USF’s (Unidade de Saúde da Família) atendem das 08h às 16h.
A campanha nacional começou no dia 04 de agosto. Em Piracicaba, a adesão começou baixa, porém foi aumentando significantemente no desenrolar da campanha. No dia 01 de setembro, o município já havia atingido 93,96% de vacinação para a pólio e 92,71% para o sarampo — o que indica que mais de 17 mil crianças, entre um e cinco anos de idade, receberam a vacinação em Piracicaba.
Contudo, a cidade continua ligeiramente abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 95% do público-alvo — o correspondente a pouco mais de 18 mil crianças.