A cidadezinha de Águas de São Pedro (SP), a menos de 30 minutos de Piracicaba, foi eleita pela revista Bula um dos municípios mais felizes para se viver em todo o Brasil. A publicação levou em conta: qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira de seus moradores.
Na pesquisa, Águas de São Pedro assume a 2ª posição na lista das dez melhores — perdendo apenas para Maringá (PR).
Para chegar a essa conclusão, a revista Bula cruzou alguns dados: foi utilizado pesquisas do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013 (divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que classifica as cidades de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano); pesquisas do Atlas da Violência 2018, que classifica as cidades mais violentas e mais pacíficas do país; e uma pesquisa divulgada pela Macroplan, em 2017, que elege as 100 melhores cidades brasileiras para se morar.
A revista diz ainda que referiu se atar exclusivamente a estatísticas, visto que o conceito de felicidade é amplo, e, principalmente, subjetivo.
Águas de São Pedro
Situada a 30 minutos de Piracicaba, a estância tem como principal atividade o turismo. Cerca de cinco mil pessoas lotam as ruas de Águas de São Pedro nos finais de semana comuns, e um número ainda maior nos feriados.
Muitos Piracicabanos possuem residência em Águas, a fim de poder deixar um pouco de lado a vida agitada de Piracicaba e se isolar na cidadezinha.