De acordo com o estudo “Índice dos Desafios da Gestão Municipal” (IDGM), realizado pela consultoria Macroplan, o município de Piracicaba ficou em 2º lugar no ranking geral que envolve as 100 maiores cidades do país. O estudo analisa: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento/Sustentabilidade.
O IDGM varia de zero a 1. Quanto mais próximo o município ficar de 1, melhor o seu desempenho. Em relação a isso, Piracicaba foi classificada no ranking geral com índice de 0,739 — atrás apenas de Maringá (PR).
No quesito de Educação, o município ficou em 1º lugar na tabela, com pontuação de 0,660. Atrás, vem São José do Rio Preto, em segunda posição; Jundiaí em terceira; e Santos, em quarta.
No que concerne à questão da Saúde, Piracicaba ficou em 14º lugar, com 0,667. O município mais bem colocado foi Blumenau, com índice de 0,737. Em seguida, vem Florianópolis, com 0,731; e Maringá, em terceira posição, com 0,722.
Quando o assunto é Segurança, Piracicaba fica em 16º lugar do índice, com 0,857. O município mais bem colocado foi Mauá, com 0,921; seguido de São Bernardo do Campo, em segunda posição, com índice de 0,918; e Santos, com 0,912.
Por fim, na questão de Saneamento/Sustentabilidade, Piracicaba é o 9º melhor município colocado, com índice de 0,947.
Ranking
De acordo com o site do próprio IDGM, o ranking é feito com base em um índice sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas: (1) Educação, (2) Saúde, (3) Segurança e (4) Saneamento e Sustentabilidade.
O site diz ainda que “foram priorizados indicadores finalísticos com dados atualizáveis de fontes oficiais de informação e disponíveis para todos os municípios brasileiros.”
O estudo pode ser conferido aqui.






