Na manhã desta sexta-feira (21), uma caminhada pelo Centro de Piracicaba (SP) marcou o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A multidão se reuniu no bolsão do Mercado Municipal e, percorrendo a Rua Governador Pedro de Toledo, se concentrou na Praça José Bonifácio.
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1982, durante um encontro de movimentos sociais, e finalmente oficializado em 2005. A data foi escolhida para coincidir com o dia da árvore, por conta da representação do nascimento das reivindicações de cidadania. O calendário completo das ações pode ser conferido ao fim desta reportagem.
As ações são realizadas pelo Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
A caminhada pelo Centro de Piracicaba nesta manhã de sexta-feira teve apoio também da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), que auxiliou na organização do trânsito.
Confira as fotos da caminhada nesta manhã:
Calendário das ações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
21/09/18
09h às 12h
Caminhada Pela Inclusão e apresentação de entidades e associações da pessoa com deficiência (Passo a Passo, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Espalo Pipa, Avistar e Auma)
Concentração em frente ao Mercado Municipal, percorrer a Rua Governador Pedro de Toledo, Rua São José e terminar o percurso na Praça Central
09h10 às 09h30
Apresentação de Dança “Dupla sobre Rodas”
UNIMEP – Espaço da Galeria do Campus Taquaral – Piracicaba Rodovia do açúcar, Km 156 – Taquaral
15h30 às 17h
Futsal Seleção Brasileira de Síndrome de Down
Centro de Reabilitação Piracicaba – Rua Almirante Barroso nº 500 – São Judas Tadeu.
19h às 21h
Coletiva de Imprensa com a Seleção Brasileira futsal síndrome de Down
Shopping Piracicaba – Avenida Limeira nº 722 – Areião.
19h30 às 20h30
Palestra: “Os Dez Anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008-2018)”
UNIMEP – Auditório Verde do Campus Taquaral – Piracicaba – Rodovia do açúcar, Km 156 – Taquaral.
22/09/2018
09h30
Palestra “Piracicaba acessível – Resgate Histórico da Implantação de Projetos Municipais”, com Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla.
Prefeitura Municipal de Piracicaba – Rua Antônio Corrêa Barbosa nº 2233
10h
Dança de cadeira de rodas com Adriana Pagiaro
Prefeitura Municipal de Piracicaba – Rua Antônio Corrêa Barbosa nº 2233.
15h às 18h
Jogo do Campeonato Paulista de Basquete sobre rodas AAPP x ADAD. “Dia Nacional do Atleta Paraolímpico”,
Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas – Rua Treze de Maio nº 2122 – Alto.
17/09/2018 às 22/09/2018
09h às 16h
Exposição de Fotos “Piracicaba acessível – Resgate Histórico da Implantação de Projetos Municipais”, curadoria Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla.
Prefeitura Municipal de Piracicaba – Rua Antônio Corrêa Barbosa nº 2233












































