O Laboratório Municipal de Piracicaba ampliará sua oferta de exames na rede pública de saúde do município. A iniciativa só foi possível graças à assinatura recente do contrato da prefeitura com a empresa Siemens – Healthcare e Diagnósticos, para locação de equipamentos de imunoquímica.

Na grade do laboratório, por exemplo, entrará um exame para diagnóstico de sífilis congênita — sorologia para Sífilis pelo método de quimioluminescência — e a Troponina, já para diagnóstico do infarto do miocárdio.
“Foi decidido que a triagem inicial da Sífilis na Rede Municipal de Saúde será realizada por um método mais avançado. A decisão foi tomada após analisarmos pesquisas recentes, na Europa e Estados Unidos, que nos darão maior segurança no diagnóstico da doença”, comentou Luiz Francisco Mendes, coordenador do Laboratório Municipal.
A nova tecnologia permitirá não só segurança, mas prevenção da mortalidade infantil, já que a sífilis congênita é uma das causas de morte fetal e prematuros na gestação. Estima-se que, com essa ampliação, venham a ser realizados uma média de 2.000 exames por mês, sendo 500 só em gestantes.
Já a Troponina é um exame para diagnóstico e acompanhamento do infarto do miocárdio, exclusivo para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
“As novas tecnologias permitem ganho em agilidade e eficiência, garantindo melhor atendimento aos usuários”, comentou o Dr Pedro Mello, secretário da saúde.







