Um golpista se passou por funcionário da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e tentou aplicar golpe em uma pessoa por meio do aplicativo de celular WhatsApp. O episódio ocorreu semana passada no município e chegou ao conhecimento da empresa.

De acordo com a própria Emdhap, um homem — que se identificou com o nome Lucas — mentiu dizendo que era funcionário da Emdhap e tentou, por meio do WhatsApp, extorquir R$ 1,000 reais de uma vítima, com a falsa proposta de garantir a ela acesso a um imóvel do empreendimento Jardim dos ipês, do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. A tentativa de golpe ocorreu através de mensagens de voz no WhatsApp e o golpista chegou, inclusive, a disponibilizar uma conta para depósito.
A Emdhap esclarece que não atua como uma imobiliária, mas como um órgão público que realiza somente a coleta de dados e documentos para a inscrição de moradias. Sendo assim, a empresa não comercializa imóveis.
“Vale ressaltar que os funcionários da empresa habitacional não realizam vendas de imóveis e nem tem essa autonomia, já que a Emdhap fica responsável somente pelas inscrições e o encaminhamento das informações coletadas para os órgãos responsáveis (Programa Minha Casa Minha Vida – CEF / CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), que realizam a seleção dos habilitados conforme as especificações de cada edital em atendimento a cada programa”, comunicou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.
A nota continua, dizendo que “não existe nenhum empreendimento chamado Jardim dos Ipês, do Programa “Minha Casa Minha Vida”, e que não há no seu quadro de funcionários nenhuma pessoa com o nome Lucas”.
A Emdhap já lavrou um Boletim de Ocorrência e encoraja todos os que, possivelmente, passem por situações parecidas, a fazer o mesmo.