A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já imunizou, na terceira semana de atividades, 8.497 animais, sendo 7.199 cães e 1.298 gatos.

Este número corresponde a 30% da meta estabelecida para este ano, que é de proteger 29 mil animais. A ação prossegue neste sábado (06) em vários pontos da cidade.
A campanha começou no dia 15 de setembro e vai até o dia 10 de novembro. Estão trabalhando nesse período nove equipes compostas por vacinadores devidamente capacitados. Todo material utilizado é descartável e as vacinas são individuais.
Os cães devem ser conduzidos aos postos por adultos e presos com guias adequadas. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, iguais aos usados para embalar cebolas. São procedimentos básicos para evitar possíveis fugas e acidentes.
Todos os cães e gatos a partir dos 3 meses de idade podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário. As gestantes e com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a vacina. Nesses casos, podem ser encaminhadas posteriormente ao Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sábado, das 8h às 16 h.
A orientação da Secretaria de Saúde é que a população se sensibilize sobre a importância desta campanha e de fato leve seus animais para imunização contra a raiva.
Confira na tabela os postos de vacinação do 2º sábado da campanha (06/10):







