Índios pataxós da Reserva Nacional de Monte Paschoal, no Sul da Bahia, visitaram nesta quarta-feira (03) a Escola Municipal Aglaé de Lourdes Piffer Leme, no bairro Monte Líbano.
Na atividade pedagógica, os índios explicaram para as crianças como vivem atualmente e como são seus costumes e a cultura indígena.
“Isso está inserido no nosso processo pedagógico”, disse o diretor da unidade escolar Willian Barbato dos Santos. “Eles estão aqui desde cedo conosco, brincando, interagindo e cantando com as crianças. Também vão conversar um pouco com as famílias”, explicou.
De acordo com o diretor da escola, o interesse pela cultura indígena apresentado pelas crianças é grande. “As crianças questionam se o índio vive da pesca. As crianças fazem as perguntas e eles vão respondendo”, disse Santos.
Juathy Pataxó, que coordena o trabalho de apresentação da cultura indígena nas escolas, explicou que a ideia do projeto é acabar com o preconceito. “A escola é a base de tudo. É a base de acabar com o preconceito e com a discriminação contra o nosso povo indígena. Esse é o nosso objetivo”, disse.
Além da EM Aglaé de Lourdes Piffer Leme, os índios já visitaram a EM Antonio Boldrin, no Parque Orlanda, e a EM Prof. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli, no bairro Costa Rica.