A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), instalou um semáforo com botoeira sonora na avenida Antonia Pazinato Sturion, em frente à sede da Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar). A botoeira, que está em fase de testes, atende a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), número 704, de 10/10 de 2017, que estabelece padrões e critérios para sinalização semafórica com sinal sonoro para pedestres com deficiência visual. Piracicaba é a primeira cidade do Brasil a implantar este equipamento com as novas exigências.

O equipamento está em funcionamento desde o dia 20 de setembro e deve substituir os semáforos sonoros comuns nos locais hoje já destinados à esta demanda. Uma das principais mudanças é que haverá a identificação dos equipamentos com sinalização em braile e alerta com mensagem verbal de indicação para orientar o pedestre, no lugar de apenas emitir um sinal quando o semáforo está vermelho.
A instalação dos novos semáforos com botoeira sonora está condicionada a outras adequações, como a colocação de piso tátil e rampa, por exemplo, para atender as necessidades das pessoas com deficiência visual. Após os testes, outros pontos estratégicos vão receber o equipamento.
Além do local citado, está prevista a instalação no Terminal Central de Integração (TCI) e no cruzamento das ruas Alferes José Caetano com 13 de Maio, onde está a Escola Estadual Morais Barros, que possui uma sala de aula para deficientes visuais. “Piracicaba é a primeira cidade do Brasil a implantar este equipamento com as novas exigências da resolução do Contran, uma das novas características do equipamento é a diminuição do volume do som no período noturno. Quando o equipamento estiver sendo comercializado, deveremos implantar em outros locais com grande volume de circulação de pessoas como o TCI, hospitais e Terminal Rodoviário Intermunicipal”, explica Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes.
A data limite para os órgãos de trânsito se adequarem à resolução do Contran é 1º de janeiro de 2020.








