O Missal é basicamente um livro litúrgico utilizado pelos sacerdotes para iniciar e conduzir as orações litúrgicas em celebrações da Igreja Católica. A Santa Missa já foi celebrada em grego e posteriormente em latim e, desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), pode ser celebrada na língua materna de cada país.
Nove diferentes edições deste importante livro litúrgico fará parte da exposição inédita de “missais antigos” promovida pela Diocese de Piracicaba. Com início nesta quarta-feira (17) no Centro Diocesano de Pastoral (Cúria Diocesana), a exposição poderá ser visitada até 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h. O Centro Diocesano de Pastoral fica localizado na Avenida Independência, 1146, bairro Higienópolis.
De acordo com padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral e um dos curadores da exposição, o exemplar mais antigo da mostra remonta ao ano de 1873 e o mais recente ao ano de 1991. “Todos os missais fazem parte do acervo do Centro Documental Diocesano e queremos dar visibilidade a este rico conteúdo histórico e religioso, além de mostrar as diferentes datas em que a Igreja celebrou a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ao logo da história”, salienta o presbítero.
O sacerdote explica ainda que cada missal exposto estará aberto em páginas cuja a celebração faz referência à festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Estamos no mês do rosário e da padroeira do Brasil e a exposição traz por meio dos livros sagrados toda devoção da Igreja à nossa intercessora junto a Jesus Cristo”, ressalta padre Kleber Danelon.
Além de padre Kleber Fernandes Danelon, a exposição tem ainda como curadores o coordenador do Centro Documental, diácono Marcos Roberto do Nascimento e os voluntários Tereza Adelia Naked e Luiz Gonzaga da Cunha.