Nesta sexta-feira, 02 de novembro de 2018, é celebrado o Dia de Finados, data dedicada de modo especial aos mortos. Como de costume, neste dia são celebradas missas especiais nos cemitérios de Piracicaba (SP) e dos demais campos-santos das cidades que compõem o território diocesano.

No Cemitério Parque da Ressurreição, o bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá as celebrações das 7h e das 9h. Outras missas serão celebradas às 11h e às 16h. No Cemitério da Saudade, as missas ocorrerão às 7h, às 9h30 e às 15h. Já no Cemitério Municipal da Vila Rezende, terão celebrações às 08h e às 10h. Somente no Cemitério de Ibitiruna não haverá celebração.
A expectativa da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) é que os três cemitérios municipais de Piracicaba – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna – recebam 40 mil visitantes.
Nos dias 01 e 02 de novembro, os horários de visitação serão estendidos e os portões estarão abertos das 07h às 18h. A Sedema aumentou o número de funcionários para a data, tanto para oferecer conforto, como para ajudar os visitantes na localização de túmulos.
Dia de Finados
O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.
A Igreja acredita que o Dia de Finados é para celebrar a vida eterna das pessoas queridas que já foram ao encontro do Pai. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.








