Esalq assina acordo de colaboração em pesquisa com universidades da China
EDUCAçãO
31 de outubro de 2018 · 2 min de leitura

Esalq assina acordo de colaboração em pesquisa com universidades da China

ESALQ
Luiz Gustavo Nussio recebeu, na ESALQ, o chinês Feng Weizhe. Foto: Gerhard Waller.
Publicidade 728×90

Nesta semana, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) ampliou seu quadro de parcerias internacionais. Na sexta-feira passada (26), representantes da China Agricultural University e da Hainan University estiveram em Piracicaba (SP).

ESALQ
Luiz Gustavo Nussio recebeu, na ESALQ, o chinês Feng Weizhe. Foto: Gerhard Waller.

Por conta do acordo assinado entre a Esalq e a China Agricultural University, representantes da Hainan University sentiram-se atraídos com a implantação de um centro de inovação em agricultura tropical. Agora, a troca de conhecimento com essa instituição prevê a ida de brasileiros à China para a realização de projetos em conjunto de maneira a fomentar estudos sobre o tema.

“Pudemos concentrar esforços em promover a relação entre a China e o Brasil, especialmente nas áreas de agricultura, educação e desenvolvimento de talentos, o que permitirá a realização de pesquisas em conjunto”, comentou Cao Xiankun, Diretor do Departamento de Educação da Província de Hainan.

Somado a isso, também foi assinado um convênio de cooperação acadêmica, envolvendo a Esalq e a China Agricultural University, prevendo a mobilidade entre docentes, discentes e pesquisadores. “Viemos assinar o convênio entre as Universidades e começar as atividades. Em 2019 vamos receber muitos professores e também, como membros da A5 Alliance, vamos receber alunos de intercâmbio. A A5 Conference será realizada em Beijing, no Campus da CAU. Teremos um grupo de dez a 20 professores convidados para a Conferência Acadêmica e também cerca de dez a 20 estudantes da Esalq indo à China para o Summer School”, comentou Feng Weizhe, diretor do Escritório de Relações Internacionais da China Agricultural University.

Na Esalq, os chineses foram recepcionados pelo diretor Luiz Gustavo Nussio, pelo vice-diretor Professor Durval Dourado Neto (que coordenará as ações dos acordos no Brasil) e pela vice-presidente da Comissão de Atividades Internacionais da Esalq, Professora Silvia Miranda.

No último sábado (27), os chineses regressaram ao seu país de origem, onde também receberão a visita de uma comitiva com docentes e pesquisadores da Esalq.

Publicidade 728×90

Leia Também