O programa “Conversa com Bial”, da TV Globo tem falado, nesta madrugada (08), sobre João de Deus e seus abusos a pacientes. Mas quem é ele?
João Teixeira de Faria, no Brasil conhecido como João de Deus ou João de Abadiânia, também é famosos em outros países como John of God.
João de Deus é um médium curador espírita, filantropo e fazendeiro mundialmente famoso por realizar tratamentos espirituais, principalmente as chamadas cirurgias espirituais.
João de Deus atua principalmente na cidade de Abadiânia, no estado de Goiás, mas também realizou excursões internacionais por países como Alemanha, Estados Unidos, Grécia, Suíça, Áustria, Austrália Nova Zelândia, dentre outros. Como John of God, foi apresentado em programas televisivos nesses países desde a década de 2000. Sua notoriedade mundial foi ampliada após a apresentadora e empresária estadunidense Oprah Winfrey participar de cerimônias promovidas por ele em 2012, apresentá-lo em seus programas e endossar as suas práticas.
Os atendimentos de João de Deus
Para esses atendimentos, João de Deus fundou em 1976 a Casa de Dom Inácio de Loyola, onde atende seus consulentes. Destes, cerca de 80 % são estrangeiros. Embora não haja cobrança pelos atendimentos, a casa produz o um suposto medicamento denominado “passiflora” e faz a sua venda a preço simbólico e são atendido mais de 1000 pessoas por dia.
A Casa de Dom Inácio de Loyla também distribui sopa gratuitamente aos que esperam atendimento e doa o “passiflora” aos que são orientados a fazerem seu uso mas não podem pagar.
Mais instituições de João de Deus
João de Deus possui também duas outras instituições de caridade em Abadiânia: a “Casa da Sopa”, onde são servidas refeições gratuitas a pessoas carentes, e a “Casa do Banho”, onde estas pessoas podem tomar banho e têm as suas roupas lavadas.
Dentre os consulentes famosos do médium estão os políticos Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Bill Clinton e Hugo Chávez, o psicoterapeuta Dr. Wayne Dyer, o humorista Chico Anysio, a apresentadora Maria das Graças Meneghel, e os atores Marcos Frota e Shirley MacLaine.