A Prefeitura, juntamente com a empresa Piracicaba Ambiental, retirou três toneladas de lixo da Estrada dos Duzentos Réis, no bairro Pau Queimado, na manhã desta sexta-feira (18). Além do lixo doméstico, foram retirados pneus e outros objetos.
A Piracicaba Ambiental informou que o recolhimento de lixo naquela região é regular, às terças, quintas e sábados, no período diurno. Apesar de toda estrutura criada pela Prefeitura, o depósito irregular em grande quantidade ainda é registrado nesse local e em outras áreas públicas da cidade.
Inicialmente foram mapeados 39 pontos de descarte irregular, de forma recorrente. Hoje, após ações de conscientização, este número caiu para 27. Nesses locais, são descartados resíduos de construção civil, móveis como sofás, estantes e geladeiras, aparas, colchões, vasos sanitários e lixo doméstico. Para inibir essa prática, em muitos locais, a Sedema faz plantio de árvores, logo após a limpeza, mas em alguns casos, até as mudas são arrancadas.
Placas que sinalizam a proibição e a forma de denunciar o descarte irregular também são instaladas. De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa, no valor de R$ 423,41. Mas para que a Divisão de Controle e Fiscalização (DCF) possa autuar, é necessário o auxílio da população, que pode denunciar por meio do SIP, no telefone 156, com foto ou anotação da placa do veículo ou mesmo filmagem do veículo que faz o descarte.