A falta de água em diversas regiões de Piracicaba (SP) e as contas abusivas, têm sido motivos de frequentes reclamações da população. Há mais de dois meses, vários bairros da cidade estão ficando sem água durante dias, mas quando chega a conta, os moradores se deparam com valores abusivos.
Jeniffer Carvalho, procurou o Jornal PIRANOT relatando que há seis anos ela paga de R$ 500 a R$ 980 de água, mas que na conta de fevereiro veio cobrado o valor de R$ 1.434,00 reais. Ela fala ainda que já mandou verificar se tem vazamento na residência, mas nada de irregular foi encontrado.
Outra reclamação foi feita pela moradora do bairro Jardim Nova Suíça, Nahara Calderan. Ela diz que quer entender a diferença dos valores, sendo que a conta referente ao mês de dezembro de 2018 fechou em um total de R$ 96,61. Já a conta referente a janeiro de 2019, totalizou R$ 321,24. Nahara afirma ainda que a água acaba todos os dias e que ela toma medidas para evitar o desperdício e, consequentemente, valores abusivos na conta de água.
O Jornal PIRANOT procurou o Semae na última sexta-feira (25) e questionou a respeito das contas de água com valores abusivos. A autarquia respondeu em nota:
“Quanto aos questionamentos relativos aos valores das contas de água, sugerimos que os usuários que discordem das mesmas procurem o SEMAE e realizem os devidos questionamentos, para que assim possamos analisar caso a caso, considerando que diversos fatores podem influenciar no valor das contas de água. Nos mais, reiteramos o nosso compromisso em melhorar a qualidade do serviço ofertado para a população”, diz o documento.
Falta de água
Além dessas duas moradoras, diversas outras pessoas entraram em contato com o Jornal PIRANOT relatando os problemas que estão enfrentando com o Semae e pedindo ajuda. Questionado a respeito da falta de água o Semae respondeu:
“As recentes interrupções no fornecimento de água vêm ocorrendo por motivos distintos. Enfrentamos no final do ano de 2018 problemas com o rompimento de uma adutora, já reparada, que impactou diretamente na distribuição de água para alguns bairros da cidade.
É necessário ressaltar que nessa última semana, duas situações distintas ocasionaram eventuais faltas de água, sendo que foram realizadas intervenções em pontos do sistema de distribuição de água para que o SEMAE pudesse dar continuidade em sua programação de implementação do Plano de Perdas. Uma segunda situação ocorreu em virtude da forte chuva ocorrida em nosso município na última quarta-feira, dia 23 de janeiro, ocasião na qual por questões de falha no fornecimento de energia, o SEMAE teve a captação, tratamento e distribuição de água comprometida.
A interrupção no fornecimento por conta das manutenções foi comunicada antecipadamente pelo Semae, com boletins enviados à imprensa no geral e divulgados na página do Semae, da Prefeitura e nas redes sociais da Prefeitura. Na manhã da quinta-feira, 24, após a tempestade, também foi emitido boletim sobre a interrupção no fornecimento para alertar a população.
Infelizmente, até o presente momento alguns pontos da cidade ainda apresentam problemas com a pressão da água ou até mesmo a falta da mesma. Mas o SEMAE, por meio de seu corpo técnico, está trabalhando incessantemente para minimizar os impactos decorrentes dos problemas ocorridos na captação e distribuição de água”, diz a autarquia.