O Pelotão Ambiental da Guarda Civil (GCM), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atendeu por volta das 14 horas desta segunda-feira (04), em Piracicaba, uma denúncia de animal abandonado. O imóvel ficava na Rua Aristides Altafin, bairro Jardim Itabará.

O resgate do animal, um cachorro da raça Boxer, só foi possível por conta de uma denúncia anônima. A princípio, os socorristas acreditavam que o animal estivesse em completo abandono e que o dono já não morasse mais no local; porém, após averiguação, ficou constatado que o dono do animal residia no local.
“O animal estava acometido com uma infestação muito grande de carrapatos, miíase (bicheira) no ouvido e, inclusive, suspeitamos que ele esteja com uma infecção no útero”, comentou Paulo Lara, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses. “Além disso, o estado de saúde do animal é precário.”
Após o resgate, o animal foi encaminhado à clínica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, onde foi devidamente medicado. O veterinário disse também que há suspeitas que o animal esteja com a doença do carrapato, visto que ele se encontra bastante doente e em estado de choque, sem condições de se alimentar, comer ou beber.
Ainda nesta segunda, o CCZ comunicou que os carrapatos foram retirados e que o animal já está tomando soro. “O estado de saúde dele é grave. Estamos torcendo por sua recuperação”, finalizou Lara.
O proprietário do animal foi autuado por maus-tratos.
Maus-tratos a animais
Perante a legislação, maus-tratos é crime e deve ser denunciado. Toda e qualquer denúncias pode ser feitas através do telefone 156.
O CCZ também aproveita para alertar que as denúncias devem ser sempre embasadas, e que fotos e filmagens acabam auxiliando bastante as equipes na condução de processos administrativos contra o agente infrator. Posteriormente, as provas poderão tanto ser anexadas a um Boletim de Ocorrência, quanto fornecidas às equipes responsáveis.


- MOBIDYN: compare preços entre os aplicativos de transporte e economize. Na Mobi não tem preço dinâmico. Clique aqui e saiba mais.