O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu hoje, quinta-feira (07), as inscrições para os estudantes que desejam financiar as mensalidades de cursos superiores não gratuitos e que estejam cadastrados no programa do governo federal. Os estudantes devem ainda possuir avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para inscrição vai até 14 de fevereiro.
De acordo com o MEC, serão oferecidos 100 mil contratos que podem ter o limite máximo de financiamento de R$ 42.983,70 por semestre. O resultado da seleção sai no dia 25.
As inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2019 devem ser feitas pela internet no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br.
Critérios de seleção do Fies
Na modalidade principal, os candidatos serão classificados de acordo coFundo de Financiamento Estudantil m a nota do Enem. Terão preferência aqueles que, na ordem:
- não terminaram o ensino superior e não tiveram financiamento estudantil;
- não terminaram o ensino superior, já tiveram financiamento estudantil e quitaram a dívida;
- já tenham se formado no ensino superior, tenham recebido financiamento estudantil e já tenham quitado.
Novo Fies
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.