As ações de combate ao mosquito da dengue estão sendo realizadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste sábado (09), mais um mutirão de combate ao Aedes (mosquito transmissor da dengue, zika e chikunguny) será realizado no bairro Vila Sônia e adjacências, sob a orientação do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA).
O trabalho acontecerá das 07h às 13h e 3,5 mil residências serão visitadas. Os moradores receberão orientações dos agentes e haverá entrega de folhetos sobre o mosquito transmissor e as formas de combate, bem como a retirada de criadouros. Cada agente vai carregar um saco de 100 litros para a coleta e o material será transportado por pick-ups. No total, 100 agentes de saúde estarão envolvidos na ação.
De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, os bairros escolhidos para a campanha são região onde foram confirmados casos de dengue registrados no município neste ano. “O trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explicou.
Para o secretário de Saúde, Dr. Pedro Mello, é importante que a população se sensibilize para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque ele está nas residências e as famílias precisam estar conscientes de que é preciso tomar medidas preventivas básicas para eliminá-lo, como evitar criadouros e furar os pratos dos vasos. “Só assim teremos a segurança de que a cidade ficará protegida do Aedes”.
Centro
As ações de combate a dengue realizadas pela Prefeitura não param por aí. Ainda este mês, um novo mutirão será realizado na Região Central.