Uma pesquisa feita pelo INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), apontou que se as Eleições Municipais fossem hoje, quinta-feira (14), o atual prefeito de Piracicaba (SP), Barjas Negri, seria reeleito em 1º turno com 58% dos votos válidos. O levantamento foi realizado pelo instituto nos dias 27 e 28 de fevereiro e entrevistou 400 eleitores.
A menos de dois anos das Eleições Municipais de 2020, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados da corrida com possíveis candidatos. O principal objetivo é incentivar o interesse e o debate pelo tema, acompanhando a movimentação política-eleitoral trimestralmente até outubro do ano que vem.
Barjas está à frente da Coronel Adriana, atual vereadora de Piracicaba, que tem 11% das intenções de voto. O ex-vereador Paiva aparece na 3ª colocação, com 10% dos votos válidos. O também vereador Matheus Erler é o 4º colocado, com 9%.
O vereador Laércio Trevisan e Luciano Almeida fecham a lista, com 8% e 5% das intenções de voto respectivamente. Almeida foi candidato a prefeito em 2016 e ficou em 2º lugar no resultado final.
Votos brancos, nulos e indecisos
A INDSAT também apresentou as intenções de voto para prefeito de Piracicaba considerando os votos brancos e nulos e também eleitores indecisos.
Levando em conta todas as respostas, Barjas possui 43% das intenções de voto. Coronel Adriana tem 8%. Paiva e Matheus Erler têm, cada um, 7%. Laércio Trevisan possui 6% e Luciano Almeida aparece com 4%.
Do total, 14% responderam que votariam em branco diante do possível cenário. Outros 11% se disseram indecisos.
Na região de Piracicaba, 12 municípios fazem parte da cobertura. A Região Metropolitana de Campinas e as maiores cidades do Estado também são pesquisadas pelo INDSAT .