Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas por um ataque a tiros realizado dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18). O suspeito de realizar os disparos está foragido. A polícia informou que o ataque foi registrado às 10h45, horário local. Uma unidade antiterrorista foi enviada pelas autoridades ao local do episódio, a possibilidade de motivações terroristas é considerada pelos policiais.
Segundo testemunhas, um homem começou a disparar de forma aleatória e contínua contra pessoas dentro de um bonde elétrico na Praça 24 de Outubro, no Centro da cidade. A polícia disse que um suspeito está foragido, mas não descartou que possa estar envolvido mais de um atirador. Não há informações oficiais sobre o total de vítimas nem sobre o estado de saúde delas.
O governo de Utrecht elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois do ataque e as autoridades ordenaram que os espaços públicos permaneçam fechados até segunda ordem. A segurança foi reforçada em escolas, mesquitas, estações e aeroportos.
A cidade de Utrecht tem mais de 330 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã. Em Utrecht, encontra-se a Universidade de Utreque, uma das mais prestigiadas da Holanda, por isso possui uma grande presença de estudantes.