A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (27), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) na Zona Rural do município. A estrutura de atendimento à população será composta por cinco Unidades de Saúde (UBS Tanquinho, UBS Anhumas, UBS Ibitiruna, UBS Artemis e UBS Santana), mais 36 pontos fixos e nove postos volantes.
No mesmo dia, serão abertos outros três pontos de vacinação na Zona Urbana. São eles: Supermercado Jaú Serve, localizado na Rua Capitão Emídio, 537, no São Dimas, que funcionará das 8h às 13h; Terminal Central de Integração, localizado na Avenida Armando Salles de Oliveira, 2001, no Centro, que funcionará das 8h às 13h30; e Supermercado Ideal, localizado na Rua Corcovado, 70, no distrito de Santa Teresinha, que funcionará das 8h30 às 14h.
A vacina estará disponível para todos os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indivíduos a partir de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação).
A meta é imunizar 82.307 pessoas, 90% de um público estimado de 91,4 mil pessoas, que compõem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). A Campanha Nacional Contra a Gripe prossegue até o dia 31 de maio.
- ATENÇÃO – Nossas notícias aparecem para você no Facebook com dois, três, quatro dias de atraso? Clique aqui e resolva isso.
Para Pedro Mello, secretário municipal de Saúde, é fundamental que as famílias compreendam a importância da vacina para o bem de toda a cidade, uma vez que o contágio se dá por via respiratória e por contato, o que facilita a disseminação do vírus nessa época do ano. “Devemos ter uma atenção especial aos grupos prioritários, mas o estímulo para que a vacinação abranja o público-alvo esperado deve ser de todos: pais, mães, tios, avós, amigos. Porque somente com esta corrente proativa em favor da imunização conseguiremos evitar problemas mais graves, que podem levar à morte”, explicou.