A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no período de 04 de maio a 06 de julho a Campanha de Vacinação Contra a Raiva na Zona Rural, para cães e gatos. O trabalho é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com meta de imunizar 11 mil animais. No ano passado foram vacinados 10.313. A campanha para a Zona Urbana está prevista para setembro.

A vacinação será realizada durante a semana e aos sábados. Algumas regiões que não apresentam mais características rurais serão atendidas com postos fixos aos sábados e não mais casa a casa, durante a semana. Esta mudança otimiza o trabalho, evitando reclamações de proprietários de animais que não ficam em casa de segunda a sexta, durante o horário comercial.
Nos dias da campanha vão trabalhar equipes formadas por vacinadores treinados. Todo material é descartável e as vacinas serão individuais. De acordo com o médico veterinário do CCZ, Paulo Lara, coordenador da campanha, é importante que os proprietários colaborem, prendendo seus animais previamente à visita das equipes. Ao levar aos postos de vacinação, os cães devem ser conduzidos em guias e por adultos. No caso dos animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser transportados em caixas adequadas ou em sacos tipo os usados para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes.
Devem ser vacinados
Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade devem receber a dose. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário. As gestantes ou com crias devem aguardar o desmame dos filhotes. Caso não dê tempo de vaciná-los durante a campanha, os animais poderão ser levados posteriormente ao CCZ aos sábados, onde a vacina é oferecida durante o ano todo.
