Já estabelecido no cenário como uma importante vitrine para bandas autorais independentes e conhecido por evidenciar a versatilidade do rock piracicabano, o Festival Rockaipira chega em sua quinta edição neste ano.
O evento acontece neste sábado (13), data em que é comemorado o Dia Mundial do Rock, das 11h às 23h, no Engenho Central. A entrada é gratuita e aberta ao público. Os interessados em participar do Rockaipira, bastam doar um litro de leite longa vida, que será destinado ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba).
O evento será caracterizado pela variedade de propostas artísticas dentro do universo do rock. As atrações principais, que se apresentarão no palco externo do Teatro Erotídes de Campos, serão as bandas piracicabanas SOS, Velho Coyote, Beeguas, Yamasasi, Stab e Inner Dawn. Entre os estilos, são contemplados pop rock, rock psicodélico, noise, indie rock, thrash metal e rock alternativo, entre outros.
Além disso, pela primeira vez, o evento terá ainda um palco alternativo, que reunirá nomes como Ben Trevis, Davy e os Jones e Daniel Büeno, que se apresentarão no início do festival.
Alimentação
O Rockaipira terá espaço para alimentação, com diferentes opções de food trucks, como: Companhia do Goró, Mr. Pimenta Food Trailer, Espeteria Almeida, Italianas Crepes e Massas, Hoje Pode Brigadeiros Gourmet, Pata Negra Pernil e Chopp e Cervejaria Leuven.
Haverá ainda um espaço medieval, com demonstrações ao público e uma apresentação da School of Rock. A Unimed disponibilizará ambulância, que ficará de prontidão ao longo do evento.
“O objetivo do Rockaipira é oferecer uma oportunidade e um espaço de qualidade, em todos os aspectos, aos artistas de Piracicaba, que fazem rock autoral independente, de mostrarem seu trabalho por meio de shows. Além disso, o evento se estabeleceu como uma opção cultural à população da região, ao agradar pessoas de diferentes idades”, afirma Zé Rubens, um dos fundadores e integrante do Núcleo Rockaipira, que responde pela organização.
A realização do Rockaipira também envolve a atuação da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), que tem Rosângela Camolese como titular. “Piracicaba é um celeiro cultural muito rico, com grandes talentos em todas as manifestações artísticas. E no rock não é diferente, temos grandes músicos, além de um cenário forte na cidade. Trabalhamos incansavelmente para manter em evidência e valorizar os nomes da nossa terra e o Rockaipira é um evento que tem esse caráter e tem dado muito certo ao longo dos anos”, afirma Rosângela.
Programação do palco principal
- 16h – Yamasasi;
- 17h – Velho Coyote;
- 18h – STAB;
- 19h – Inner Dawn;
- 21h – SOS;
- 22h – Beeguas.