Aos poucos, a Prefeitura de Piracicaba vem melhorando a rede pública de atendimento odontológico do município, composta por 148 profissionais — 78 dentistas e 70 auxiliares técnicos. Todo ano, R$ 17 milhões de reais são investidos na rede.

Uma das ações deste ano foi a compra de 37 aparelhos de ultrassom para os consultórios odontológicos das USF’s e UBS’s. Os aparelhos possuem jato de bicarbonato, utilizados para a remoção de tártaro e profilaxia bucal. A fila de periodontia, até então, era grande, chegando a dez meses de espera — e a demora ocorria justamente por conta da falta dessa tecnologia. Agora, haverá uma rapidez muito maior. Até então, esse tipo de serviço era realizado somente em CEOs — agora somente casos gengivais mais graves serão encaminhados aos CEOs.
Nos últimos dois anos também foi estabelecida uma parceria com o HFC, com o Hospital Regional e com a Santa Casa, que integram a rede SUS do município.
“Podemos afirmar com segurança que esses passos do governo municipal trazem muito mais qualidade ao sistema como um todo, reduzindo a necessidade de o paciente ser encaminhado para especialistas, uma vez que contamos com uma grade completa de serviços, o que gera também mais conforto aos usuários”, comentou Dirce Valério, coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura.
