A piracicabana Mariana Costa, de 26 anos, ajudou a Seleção Brasileira de handebol na conquista do sexto ouro seguido dos Jogos Pan-Americanos ao derrotar nesta terça-feira (30) a Argentina por 30 a 21 em Lima. De quebra, o Brasil carimbou passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Desde 1999 o Brasil mantém a hegemonia no handebol feminino em Pan-Americanos. Desta vez, o Brasil classificou-se em primeiro na fase de grupos, com três vitórias, e despachou os Estados Unidos na semifinal com uma vitória esmagadora de 34 a 9.
Mariana Costa iniciou na modalidade aos dez anos e no decorrer do tempo foi crescendo e evoluindo a cada temporada. Em 2014, a atleta fez parte do elenco do Brasil que conquistou o título inédito do Mundial de Handebol feminino. Recentemente, Costa assinou contrato com o Gloria Bistri a da Romênia, uma das ligas mais disputadas do mundo.
O PDB (Projeto Desporto de Base) é desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades) com crianças e adolescentes na faixa etária dos sete aos 17 anos.