As Bahamas passaram por uma das maiores tragédias da história do país nesta segunda-feira, dia 02 de agosto: a chegada do Furação Dorian. De acordo com o primeiro-ministro Hubert Minnis, cerca de cinco pessoas morreram com a passagem do furação e outras 21 ficaram feridas. Esse número, contudo, ainda não é exato, e pode ainda aumentar.
Dados da Cruz Vermelha apontam que cerca de 13 mil residências pelas Bahamas ficaram parcial ou completamente destruídas. Embora o impacto tenha sido sentido em todas as Bahamas, estima-se que as Ilhas Ábaco e Ilha de Grand Bahama tenha sido castigada por mais de 36 horas.
O impacto do Furação Dorian nas Bahamas foi de categoria 05, ou seja, a mais alta intensidade. Agora, estima-se que o Furacão tenha enfraquecido um pouco à categoria 4, com ventos de mais de 230 km por hora. Destruição total com ondas de cinco a sete metros de altura.
Agora, o furacão parte para os Estados Unidos.
Por lá, vários voos já foram cancelados. O FlightAware aponta que mais de 1.200 votos foram cancelados em cinco diferentes aeroportos da Flórida, um da Carolina do Norte, e outro em Atlanta.
Mais 12 voos que sairiam de Brasília e Fortaleza diretamente para Miami e Orlando também foram cancelados pelas companhias Azul e Gol.
Por ora, os Estados Unidos seguem em alerta, principalmente a Flórida. Na cidade de Júpiter, na Flórida, por exemplo, ventos de 98 km/ já estavam sendo sentidos na manhã desta terça-feira (03).