A mortandade de peixes no rio Piracicaba, denunciada em primeira mão pelo Jornal PIRANOT / PORJUCA na tarde de ontem (04), gerou vistorias da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no manancial.
Segundo o órgão, foi constatada “a presença de peixes mortos em três trechos do rio Piracicaba: no distrito de Ártemis, a montante e a jusante do canal do Torto”.
Ainda segundo a Cetesb, análises apontaram que a mortandade ocorreu pelos baixos índices de oxigênio, em decorrência das últimas chuvas após longo período de estiagem – e a baixa vazão do rio. “Não foram identificados lançamentos de fontes pontuais na região”, informou.
Elevação do nível
Dados obtidos pelo PIRANOT apontaram que o rio Piracicaba subiu 23 centímetros entre os dias 28 de agosto e 05 de setembro, hoje. A elevação foi causada pelas chuvas que caíram nos últimos dias, o que pode ter gerado a morte dos peixes.
- DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.
Segundo o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o manancial nesta quinta-feira (05) estava com 1,36 metro de profundidade na altura da Casa do Povoador, contra 1,13 no dia 28, no mesmo trecho citado.
Chuva
De acordo com o site ClimaTempo, não há previsão de chuva em Piracicaba para os próximos dias.