A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 22 de dezembro. A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio, quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada).
No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas. Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações deverão começar somente em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.
“A primavera, no geral, é a mudança da estação do inverno para a chegada do verão. Estamos saindo de um período frio para começar um período quente. Quando vamos para a parte central do Brasil e Sudeste, a estação é associada com a chegada das chuvas. Por isso, grande parte do Brasil tem plantio nessa época do ano, em outubro, quando as chuvas começam a se fixar”, disse em Brasília o chefe da previsão do tempo do Inmet, Francisco de Assis.