A Prefeitura de Piracicaba já começou a planejar ações de combate contra o mosquito da dengue no município. O prefeito Barjas Negri marcou, na semana passada, reunião com secretários e técnicos das pastas de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Governo e Procuradoria Geral. O objetivo foi discutir o Dia D de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti), a ser realizado no mês de outubro.

Barjas deu início à reunião falando sobre o avanço da dengue em todo o país. No Brasil, foram registrados em 2018 um total de 205.791 casos de dengue; de dezembro 2018 a agosto deste ano, o número já aumentou para 1.439.471 casos. Piracicaba também registrou aumento nos casos de dengue: só este ano, já foram 2.100 casos, incluindo duas mortes.
“Vamos evitar o aumento dos casos de dengue no ano que vem. Vamos mobilizar a sociedade, professores e alunos, empresários, igrejas, profissionais de Saúde, sindicatos e entidades. Todos, juntos com a Prefeitura, farão parte de uma grande força-tarefa, que seja capaz de sensibilizar todos os moradores da necessidade de eliminar os criadouros das residências. A culpa de o mosquito continuar espalhando doenças é de cada um de nós, uma vez que o foco está nas residências”, disse o prefeito Barjas Negri.
A criação da força-tarefa envolverá reuniões com segmentos da sociedade para que eles levem à população duas mensagens: (1) de que a dengue mata; e (2) a importância de combater os criadouros do mosquito.
Outro aspecto que chama a atenção, segundo Sebastião Amaral Campos, coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), é o fato de 52% das residências estarem sempre fechadas, porque seus moradores trabalham fora ou estudam. “Isso significa que, mesmo com os agentes de saúde nas ruas, mais da metade das visitas que fazem casa-a-casa para informar e fiscalizar é fracassada. Infelizmente seria como se metade da cidade fosse potencial criadouro que sequer temos acesso para alertar sobre o problema da dengue para a saúde pública”, enfatizou.

- W&W POSTO DE LAVAGEM: procurando um lugar para lavar seu veículo? Conheça o W&W Posto de Lavagem, localizado na Rua Dom Pedro II, 2304. Mais informações pelo WhatsApp (19) 9.8763-7406.