O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi registrado em Piracicaba mais um caso de morcego com raiva. Trata-se do 10° caso em 2019. O animal foi encontrado vivo, caído na cozinha de uma residência no bairro dos Alemães, sendo de hábito frugívoro (se alimenta de frutos).
De acordo com Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, só este ano foram recolhidos e enviados para diagnóstico 283 morcegos, sendo que dez deles foram positivos para raiva. Em 2018, foram recolhidos 360 animais, sendo 11 casos positivos para a doença. “[Ainda assim] este número de animais positivos não é alarmante, pois está dentro da média anual de casos diagnosticados no município”, ressalta Engel.
A bióloga alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente do bairro onde o morcego foi encontrado, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.
Vacinação
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde está em plena campanha de vacinação anual no município, com postos itinerantes em toda a cidade, aos sábados, onde os animais devem ser levados para receberem a dose anual da vacina. Os dias e locais de vacinação podem ser consultados aqui.