Um morador de rua da cidade de Peruíbe, litoral sul paulista, foi resgatado no começo desta semana e encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município por conta de seu péssimo estado de saúde. Ele tinha 92 larvas em seu couro cabeludo (doença conhecida como miíase).
Foi um guarda civil metropolitano que o encontrou na rua, na sexta-feira (01), e o encaminhou à UPA. O morador de rua tem 54 anos, chama-se Bruno e estava em uma situação crítica.
Assim que chegou na UPA, acompanhado do guarda civil, tudo o que ele mais queria era comida. Os trabalhadores até pretendiam ajudá-lo com um banho, comida e corte de cabelo, mas logo já perceberam que sua condição era mais séria. O cabelo do homem era um emaranhado de piolho e pus, por conta da miíase.
A miíase é uma doença produzida pela infestação de larvas de mosca. Para tirar todas as 92 larvas do couro cabeludo de Bruno, por meio do uso de éter e pinça, demorou cerca de três horas.
Após o procedimento, o morador de rua foi internado, recebeu antibióticos e remédios antiparasitários. Posteriormente, ele foi devolvido à sua família sem quaisquer outros riscos.