Uma das principais novelas dessa janela de transferência internacional chegou oficialmente ao fim nesta terça-feira, 28 de janeiro. Isso porque o Flamengo anunciou a contratação em definitivo do atacante Gabriel Barbosa, o famoso Gabigol.
De acordo com nota oficial publicada pelo clube carioca, o atleta acertou contrato com até dezembro de 2024. A contratação ocorreu depois que Flamengo e Inter de Milão entrou em acordo após meses de negociação.
Vale lembrar que Gabigol foi o artilheiro do Flamengo na temporada passada e responsável pelos dois tentos na decisão da Conmebol Libertadores. Sendo assim, ele vai seguir balançando as redes adversárias com a camisa do Rubro-Negro Carioca.
Gabigol fala pela primeira vez como jogador do Flamengo
No seu primeiro ano como jogador do Fla, Gabigol marcou 43 gols, sendo 25 no Campeonato Brasileiro, 9 na Conmebol Libertadores, 7 no Campeonato Carioca e 2 na Copa do Brasil. Na sua primeira manifestação como jogador contratado definitivamente, ele salientou a sua alegria em continuar no clube.
“A Nação me abraçou. Aqui vivemos intensamente. Nos apaixonamos, sorrimos, sofremos e vibramos. Quebramos barreiras e, se é para o bem da Nação, eu fico”, disse o jogador em entrevista ao site oficial do Flamengo.
Ficha do atleta Gabriel Barbosa, o Gabigol
Nome: Gabriel Barbosa Almeida
Data de nascimento: 30/08/1996
Naturalidade: São Bernardo do Campo (SP)
Títulos pelo Flamengo: Campeonato Carioca (2019), Campeonato Brasileiro (2019), Taça Libertadores da América (2019)
Negociação arrastada com a Inter de Milão
Ao que tudo indica, a Inter de Milão bateu o martelo para a venda de Gabigol pelo valor de cerca de 17 milhões de euros (cerca de R$ 78,6 milhões na cotação atual) por 90% dos direitos. Anteriormente, a equipe italiana não desejava permanecer com nenhuma porcentagem e pedia um valor superior pela totalidade dos direitos de Gabigol.
No entanto, a proximidade do encerramento da janela e a falta de outras propostas oficiais foram fatores determinantes para o acerto com o Flamengo. Todavia, as conversas se arrastaram por mais de 60 dias desde a conquista da Libertadores, ainda em novembro de 2019.
Depois de muitos encontros entre as diretorias, Marcos Braz e Bruno Spindel fecharam o acordo com a Inter para a transferência do artilheiro. Curiosamente, outro time brasileiro vai ser beneficiado com o negócio.
O Santos deve receber aproximadamente 2,5 milhões de reais por ser o time formador do jogador e ter direito a 5% dos valores devido ao mecanismo de solidariedade imposto pela Fifa, entidade máxima da modalidade ao redor do mundo.
Reapresentação de Gabigol ao Flamengo
E não foi apenas o anuncio que aconteceu nesta terça-feira. O artilheiro do Flamengo também já se apresentou no Ninho do Urubu para iniciar os trabalhos voltados a pré-temporada. Ele desembarcou no Rio de Janeiro ainda pela manhã e chegou ao centro de treinamento no começo da tarde dessa terça.
Assim, ele reencontrou funcionários do Flamengo, os antigos e novos companheiros de elenco. Eleito o Rei da América no ano passado, Gabigol deve precisar de algum tempo para voltar ao condicionamento físico ideal antes de voltar a vestir a camisa do Flamengo.
Com o acerto definitivo com Gabigol, o Flamengo conseguiu a façanha de manter todo o time titular que foi campeão da Libertadores e Brasileirão até essa reapresentação. Afinal, o zagueiro Pablo Mari chegou a embarcar para fazer exames e acertar com o Arsenal, da Inglaterra, mas a negociação não seguiu adiante.
As duas diretorias não conseguiram chegar a um acordo com relação ao formato da negociação: empréstimo, venda ou empréstimo com obrigação de venda. Assim, o defensor deve continuar na Gávea ao menos até a metade do ano.
Em contrapartida, o Fla oficializou o empréstimo gratuito do jovem atacante Vitor Gabriel ao Braga, de Portugal até o final do ano. Titular do time utilizado no começo do Campeonato Carioca, o atleta já foi dispensado do próximo jogo e não enfrentará o Fluminense nesta quarta, às 20h, no Maracanã.