Em 2019, a Hyundai Motor Brasil bateu recorde de produção, com 203.868 veículos HB20 e Creta montados. Desde o início das atividades no Parque Automotivo de Piracicaba, em setembro de 2012, a fábrica já produziu 1.290.504 veículos. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Com 10 fábricas no mundo, o polo de Piracicaba, que teve investimento de US$ 700 milhões, é o único a produzir o modelo HB20. Em 2016, com um investimento de mais US$ 130 milhões na mesma planta, o grupo sul-coreano deu início, também, à produção do arrojado SUV Hyundai Creta. Ainda em 2016, a montadora iniciou as exportações para países da América Latina. O primeiro país a receber o HB20 foi o Paraguai.
“O Parque Automotivo foi criado após muito trabalho e articulação com diversos setores, e se transformou em um dos mais importantes do país. Os números de sua produção mostram isso. Além da geração de emprego e renda, [o parque] tem contribuído para ampliar a arrecadação do município”, comemora o prefeito Barjas Negri.
5.000 empregos diretos
Em seu site, a Hyundai Motor Brasil informa que iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba em 25 de fevereiro de 2011. Ocupa uma área total de 1.390.00 m², sendo 130.600 m² de área construída. Na área da fábrica também ficam o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no hemisfério sul, três fornecedores — Hyundai Steel, Hyundai Mobis e Hyundai Dymos –, além de uma pista de testes de três quilômetros de extensão onde 100% dos carros produzidos são testados.
Segundo a empresa, Piracicaba foi escolhida por oferecer mão-de-obra de qualidade, boa infraestrutura, além de um parque de fornecedores locais já instalados e com elevada competência técnica.
Além da montadora, fornecedores sul-coreanos também se instalaram na cidade formando um polo automotivo que gera cerca de 5.000 empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.