O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (22), a reabertura gradual da economia no Estado de São Paulo a partir do dia 11 de maio, data que termina a 2ª prorrogação da quarentena. Segundo o que informou, a medida de flexibilização do isolamento social devido ao coronavírus será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado e não valerá para todos os estabelecimentos.

“Numa pandemia como essa, quem determina os nossos passos são a saúde e a medicina, a saúde e a ciência e, assim, continuará a partir de 11 de maio, após o termino da atual quarentena que vai até 10 de maio. Vamos levar em conta situações locais, regionais e setores que possam retornar a economia com as devidas medidas de proteção”, disse Doria durante anuncio feito nesta quarta-feira (22).
As autorizações para o funcionamento do comércio vão depender da situação específica de cada cidade ou região do estado. A reabertura gradual deverá respeitar regras estabelecidas pelo governo. O uso de máscaras é uma delas.
A quarentena teve início no dia 24 de março nos 645 municípios do estado e foi prorrogada duas vezes por conta do avanço da pandemia no novo coronavírus (Covid-19).
As determinações para a reabertura são discutidas entre Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento e Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico. Grupos de médicos, epidemiologistas, técnicos de governo, empresários e economistas também discutiram o plano.
A quarentena segue com o fechamento do comércio e todos os outros serviços não essenciais, mantendo apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança.
O que pode funcionar na quarentena?
- Hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas;
- Transporte público;
- Transportadoras e armazéns;
- Empresas de telemarketing;
- Petshops;
- Deliverys;
- Supermercados, mercados e padarias;
- Limpeza pública;
- Postos de combustível.
O que não pode funcionar na quarentena?
- Bares;
- Restaurantes;
- Cafés;
- Casas noturnas;
- Shopping centers e galerias;
- Academias e centros de ginástica;
- Espaços para festas, casamentos, shows e eventos;
- Escolas públicas ou privadas.
Os bares, cafés e restaurantes podem manter o funcionamento em sistema de delivery e/ou drive thru. A medida também afeta as padarias de todo o estado que trabalham com refeições.
Os hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, devem seguir com o funcionamento normal.
As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, petshops, bancas de jornais, táxis e aplicativos de transporte continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas.
Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.
O isolamento social é a única maneira de frear o crescimento dos casos de coronavírus. Então, se possível, fique em casa.