O grupo de trabalho do coronavírus se reuniu na última quinta-feira (30) com o prefeito Barjas Negri para discutir mais ações de combate ao coronavírus (Covid-19) aqui em Piracicaba. O grupo também aproveitou para discutir se os cemitérios municipais devem (ou não) funcionar no Dia das Mães, que acontece no domingo, 10 de maio.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, comentou na reunião com Barjas que diversas cidades paulistas, como Jundiaí, Campinas, Bragança Paulista, Rio Claro e outras, optaram em manter os cemitérios fechados a fim de evitar aglomerações de pessoas. A intenção é que o fechamento aconteça já nos dias 9 e 10.
Já o procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli, concordou com a tese do secretário Menten e foi além. Se houver o funcionamento, caberá à Prefeitura a restrição rigorosa da entrada de pessoas, fornecimento de material de higiene, etc. Além disso, ele entende que os cemitérios da Vila Rezende e da Saudade devem permanecer fechados exclusivamente nesta epidemia.
A Prefeitura de Piracicaba irá divulgar o fechamento dos cemitérios da Vila Rezende e da Saudade nos próximos dias e recomendar ao Cemitério da Ressurreição, que é particular, que ele também não abra suas portas para visitação. Ainda nesta semana, Menten irá planejar missas e manifestações ecumênicas on-line alusivas ao Dia das Mães.