Nesta terça-feira (12), é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Por conta disso, a Secretaria de Saúde de Piracicaba aproveita a data para destacar a importância desses profissionais, principalmente no momento em que estamos vivendo, de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Do acolhimento ao monitoramento em UTI’s, estão lá as enfermeiras, os técnicos e auxiliares de enfermagem, no apoio incondicional à vida, verdadeiros missionários e missionárias no momento em que os pacientes mais precisam de sua leal ajuda”, disse o secretário de Saúde dr. Pedro Mello. “Nada mais justa e sincera uma homenagem a esses profissionais que cumprem funções estratégicas para que todo o sistema de atendimento à população se articule da melhor forma possível, especialmente diante de uma realidade transformada pela pandemia”, enfatizou.
Para o secretário, a homenagem se estende aos profissionais de enfermagem de toda a rede de saúde do município, que envolve clínicas particulares, consultórios médicos, hospitais públicos e privados, dentre os quais o Hospital Regional, a Santa Casa, o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), a Unimed, o Hospital São Francisco, o AME, entre outras unidades fundamentais para o enfrentamento da Covid-19. “Todos eles contam com profissionais de enfermagem e são fundamentais para que a rede municipal de saúde funcione em sua integralidade”, complementou.
Na Secretaria Municipal de Saúde trabalham 626 profissionais do setor, entre enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, que atuam em toda a rede pública de saúde: Atenção Básica, Centros de Especialidades Médicas e Unidades de Urgência e Emergência (UPA’s). Devido à pandemia, muitos deles estão atuando de maneira diferenciada, como, por exemplo, na linha de frente do Centro de Triagem do Coronavírus, e até no atendimento aos idosos do Lar Betel, fazendo monitoramento remoto de pacientes positivados para a doença e que precisam permanecer em isolamento.
“Esta pandemia é um grande desafio para toda a categoria”, disse Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica. “É um momento para que esses profissionais percebam seu real valor em uma sociedade que depende de um serviço de saúde de qualidade, proativo e voltado àqueles que mais precisam do serviço público. A força da categoria depende dessa visão macro, do trabalho integrado, em rede, com os profissionais médicos e administrativos. Mas antes de tudo, é um momento em que a predisposição a ajudar a salvar vidas está acima de todos os sentimentos de classe. Este é também um momento de agradecer pelo empenho de todos aqueles profissionais da enfermagem que estão nessa árdua batalha contra o coronavírus.”

