A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Concessionária Mirante, está realizando a 2ª etapa da implantação da rede de abastecimento de água e coleta de esgoto nas comunidades da Portelinha, Parque dos Sábias, Três Porquinhos, Caiuby e Precissão. Nesta segunda-feira (11), tiveram início as obras no Parque dos Sabiás, onde haverá 111 novas ligações de água e esgoto.

Serão atendidas 341 famílias e instalados 3.436 metros lineares de novas redes. Além do Parque dos Sabiás, na Portelinha, serão 120 novas ligações; Três Porquinhos, Caiuby e Promissão, terão 110 novas ligações.
Segundo presidente do Semae, José Rubens Françoso, na comunidade da Portelinha já foi feita ligação da rede de esgoto e água e colocação de hidrômetros. “Na 1ª etapa na comunidade da Portelinha, o Semae fez a ligação de rede de esgoto e água, além da instalação de hidrômetros. A Semob (Secretaria de Obras) fez a parte da pavimentação e instalação das bocas de lobo, fazendo com que as galerias de águas pluviais, retirassem a água pelo subsolo e levasse até os córregos. Nesta 2ª etapa, vamos instalar mais redes de esgoto e hidrômetros, garantindo assim, uma melhora na qualidade de vida da população”, disse.
“O saneamento básico é de suma importância para a vida humana, controla diversas doenças e melhora a vida do cidadão. Estamos passando pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e a Prefeitura de Piracicaba está trabalhando para garantir melhores condições de vida à população”, explicou. José Rubens lembrou ainda que o saneamento básico garante a preservação do meio ambiente, por exemplo, no destino adequado dos resíduos nos aterros sanitários, ou mesmo na coleta seletiva, abastecimento e tratamento da água e manutenção dos sistemas de esgotos.
Detalhes da 1ª etapa
Foram implantados um total de 2.625 metros lineares de rede de tubos de água, que beneficiaram 400 famílias. Concluídas todas as etapas, 1.300 famílias serão beneficiadas.
Ao mesmo tempo, o Semae articulou com a Concessionária Mirante a implantação da rede coletora de esgoto, num total de 3.350 metros lineares. Com trabalhos a serem executados ao mesmo tempo, serão beneficiadas 5.000 pessoas com a rede de saneamento básico (água/esgoto), melhorando as condições de vida daqueles moradores. O presidente do Semae explicou que foi executada a 1ª etapa das obras 500 metros lineares da rede de abastecimento d’água e mais 1.596 metros lineares de rede de esgoto.
